Cidades Saúde

Reinauguração da UBS Verônica Vieira atesta avanços significativos na atenção primária em saúde de Patos

O evento contou com a presença do prefeito de Patos, Nabor Wanderley, do vice-prefeito Jacob Souto e do secretário de Saúde, Leônidas Medeiros, que conduziram a reinauguração.

23/04/2024 às 11h00
Por: Pabhlo Rhuan | Jornal Patoense
Compartilhe:
Reinauguração da UBS Verônica Vieira atesta avanços significativos na atenção primária em saúde de Patos

A Prefeitura de Patos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou na manhã desta segunda-feira, dia 22, a solenidade de reinauguração da UBS Verônica Vieira, localizada no bairro Belo Horizonte. A unidade passou por reforma e ampliação, visando proporcionar mais conforto aos pacientes e melhores condições de trabalho para os profissionais. Essa é a 30ª unidade básica de saúde reformada e ampliada pela gestão municipal atual.

O evento contou com a presença do prefeito de Patos, Nabor Wanderley, do vice-prefeito Jacob Souto e do secretário de Saúde, Leônidas Medeiros, que conduziram a reinauguração. Também estiveram presentes familiares da homenageada com o nome da UBS, vereadores, secretários municipais, coordenações da saúde e membros da comunidade.

Continua após a publicidade
Anúncio

Com a expansão e modernização, a UBS passa a oferecer uma gama mais ampla de serviços à população do DGA 1, tornando-se uma unidade polo da área. Destaca-se a implantação do polo de clínica ampliada de fisioterapia na atenção básica, uma iniciativa pioneira que atende toda a cidade nos 4 DGAs.

Adicionalmente, a UBS Verônica Vieira torna-se um dos polos de consulta ginecológica de enfermagem e inserção de DIU, sendo uma referência para a saúde da mulher no DGA 1.

A unidade também passa a ser um polo de coleta de teste do pezinho e de atendimento multiprofissional, com a presença de psicólogo, nutricionista e assistente social, além da equipe padrão da UBS composta por médico, dentista, enfermeiro, vacinador, agente de saúde, entre outros.

Continua após a publicidade
Anúncio

Além disso, a unidade abrigará um campo de estágio de residência em obstetrícia e ginecologia da Escola de Saúde Pública da Paraíba.

O secretário de Saúde, Leônidas Medeiros, destacou que essas melhorias refletem o compromisso da gestão municipal com a saúde da população.

Nivea Mabel, gerente de atenção básica à saúde, ressaltou que as melhorias nas unidades de saúde e os novos serviços implantados estão alinhados com o conceito de "APS do Futuro", uma iniciativa do Ministério da Saúde que guiará a Atenção Primária nos próximos anos.

Úrsula Medeiros, usuária do SUS, expressou sua satisfação durante a reinauguração. "Estou muito feliz, porque agora aqui tem tudo de bom nesse postinho. Aqui, o povo nos trata com muita educação, principalmente os idosos, e agora ficou ainda melhor com essa reforma".

Laura Vieira, irmã da homenageada Verônica Vieira, expressou sua satisfação ao ver o nome de sua irmã representando um equipamento de saúde tão importante para a população. Além de Laura, também estiveram presentes suas irmãs Denice Vieira e Adjalma Vieira.

Secom – Prefeitura de Patos

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sobre o município
Patos, PB Atualizado às 23h04 - Fonte: ClimaTempo
20°
Tempo limpo

Mín. 17° Máx. 33°

Sex 33°C 19°C
Sáb 34°C 19°C
Dom 35°C 20°C
Seg 32°C 21°C
Ter °C °C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes