Na manhã desta terça-feira (7), a Delegacia de Homicídios e Entorpecentes de Patos, vinculada à 15ª DSPC e à 3ª SRPC, deflagrou a "Operação Dominação" com apoio da Delegacia de Roubos e Furtos de Patos. A ação teve como objetivo desarticular uma organização criminosa voltada ao tráfico de drogas que atua nas cidades de Patos, Passagem e Areia de Baraúnas, no Sertão paraibano.
A operação cumpriu 10 mandados de prisão e 7 mandados de busca e apreensão, resultando na prisão de sete pessoas por mandados de prisão temporária, pelos crimes de tráfico de drogas, organização criminosa e comércio ilegal de armas de fogo. Uma oitava pessoa foi presa em flagrante por tráfico de drogas. Entre os detidos, havia uma mulher.
O Jornal Patoense, inclusive, trouxe as primeiras informações sobre a operação.
Durante a operação, foram apreendidos dois revólveres, diversas munições, cerca de 30 kg de substância análoga à maconha, 1 kg de substância análoga ao crack, aproximadamente R$ 18 mil em dinheiro, cinco celulares e um veículo.
Ver esta publicação no Instagram
Advogados que representam alguns dos detidos relataram dificuldades em acessar os mandados de prisão. O advogado Corsino Peixoto Neto afirmou que, mesmo após entrar em contato com a delegacia e solicitar os documentos, não obteve sucesso imediato:
"Ligamos nos identificando como advogados e pedimos o documento, mas o delegado disse que só daria depois."
Segundo a Polícia Civil, o grupo criminoso preso na operação também está envolvido em crimes graves que sustentam o controle do tráfico de drogas na região. A investigação apontou que a organização utilizava violência e ameaças para garantir a manutenção das atividades ilícitas.