Em uma ação coordenada da Delegacia de Roubos e Furtos (DRF) de Patos, com o apoio do núcleo de inteligência da Polícia Civil, nesta sexta-feira (7), um mandado de prisão contra J.V.N., de 37 anos, conhecido no mundo do crime como "Batatinha", em um bairro de Campina Grande, onde foi preso sem oferecer resistência.
Apontado como líder de uma organização criminosa especializada em furtos a casas lotéricas, ele foi capturado após investigação que o liga a vários crimes na Paraíba e em outros estados do Nordeste.
As investigações apontam que a quadrilha de "Batatinha" foi responsável por uma série de arrombamentos a estabelecimentos em cidades como Cacimba de Areia, Teixeira, Maturéia, São Mamede, Tenório e Juazeirinho, na Paraíba, além de Equador, no Rio Grande do Norte, e Penaforte, no Ceará. Além disso, há indícios de que o grupo teria cometido cerca de 40 furtos a empreendimentos no estado de Alagoas.
A ação da quadrilha se destacava pelo planejamento detalhado e pela forma como evitavam acionar alarmes e chamar atenção durante os crimes. Em 14 de janeiro deste ano, por exemplo, criminosos invadiram duas casas lotéricas, em Maturéia e em Teixeira, na Região Metropolitana de Patos. O crime em Teixeira ocorreu por volta das 3h30, quando três indivíduos conseguiram arrombar a porta principal, desativar o alarme e furtar aproximadamente R$ 155 mil em dinheiro, além de outros objetos. O crime só foi percebido por volta das 5h, quando moradores notaram sinais de arrombamento e acionaram as autoridades.
Outro crime semelhante ocorreu na madrugada do dia 28 de janeiro, quando duas casas lotéricas foram alvos de arrombamento em Cacimba de Areia e São Mamede. Em Cacimba de Areia, criminosos invadiram um estabelecimento, mas não conseguiram subtrair valores. Minutos depois, em São Mamede, os mesmos indivíduos, utilizando dois veículos, conseguiram furtar uma quantia ainda não divulgada.
"Batatinha" possui um extenso histórico criminal e já estava foragido devido a um mandado de prisão anterior por delitos semelhantes.
A DRF enfatiza que as investigações prosseguem com o objetivo de identificar e prender os demais integrantes da organização criminosa.
No momento, "Batatinha" encontra-se à disposição da Justiça para os procedimentos legais cabíveis.
Ver esta publicação no Instagram