Foi realizada nesta segunda-feira, dia 10 de março, a tradicional caminhada da mulher, evento que abre as comemorações do mês da mulher. O evento promovido pela Prefeitura de Patos, por meio da Secretaria Executiva da Mulher e Diversidade Humana, tem como parceiros o curso de Biomedicina da Unifip, o Guedes Shopping, a Delegacia Especializada da Mulher, 3° BPM, e secretarias do município.
A caminhada contou com a participação do prefeito, Nabor Wanderley, secretários e secretárias, vereadoras e vereadores, CECAB/PB, da juíza Dra Isabella Joseanne, do Conselho Municipal da Mulher, Grupo Amigas Viva a Vida, servidoras da prefeitura, além da Capitã Gabriela, que foi recém nomeada para comandar a Patrulha Maria da Penha, em Patos.
O prefeito Nabor Wanderley destacou que é importante que a população saiba que tem uma gestão comprometida com as mulheres e com políticas públicas que cuidem bem das mulheres. "Seja na saúde, educação, infraestrutura e, principalmente no combate à violência contra a mulher, no cuidado da mulher como um todo", afirmou.
Já a secretária da mulher, Jéssica Alexandre, explicou que foi um momento de honrar e valorizar a memória e história de outras mulheres. “Hoje, celebrando a conquista de outras mulheres, honrando a memória, a história dessas mulheres, não podemos deixar passar em branco, e devemos, sim, celebrar todas as conquistas possíveis e dizer que a mulher ela pode e ela é o que ela quiser”, pontuou a secretária.
O final da tarde foi também de momentos de cuidado com a saúde da mulher, graças à parceria com o curso de biomedicina da Unifip que ofertou o procedimento de revitalização facial e auriculoterapia. O coordenador do curso, Arthur Hipólito frisou que estará na grade de programação do mês de março junto com a secretaria da mulher em alusão ao mês da mulher.
Sobre os cuidados, ele enfatizou:
“Tanto o mês de março como em outubro, quando a gente trabalha as questões da mulher, a saúde da mulher, são importantes para retificar o cuidado. Mas, durante todo o ano a mulher tem que se prevenir, tem que procurar assistência médica e, nós tanto com a secretaria de saúde e secretaria da mulher estamos durante o ano todo levando informações e cuidados”, disse.
Secom-Prefeitura de Patos