Durante a sessão desta quinta-feira (20), a Câmara Municipal de Patos aprovou o Requerimento nº 541, que concede um voto de aplausos aos policiais militares 2º Sargento Medeiros Júnior, 3º Sargento Paulo Brito e Soldado Amós Camboim. A homenagem foi proposta pelo vereador Maikon Minervino.
A iniciativa reconhece a atuação destacada da guarnição da Radiopatrulha do 3º Batalhão de Polícia Militar, com sede em Patos, em uma ocorrência de alto risco registrada no bairro Jatobá, em Patos, no dia 28 de dezembro de 2024. Na ocasião, um homem em surto psicótico ateou fogo em pertences pessoais, destruiu móveis e eletrodomésticos e manteve sua própria mãe em cárcere privado. Diante da gravidade da situação, os policiais intervieram com profissionalismo e estratégias que garantiram um desfecho pacífico.
Com o apoio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), a equipe conseguiu administrar medicamentos calmantes ao homem por meio de uma janela, permitindo que a situação fosse controlada sem necessidade do uso da força. Ao sentir os efeitos da medicação, o homem deslocou-se para um quarto, possibilitando a retirada segura de sua mãe. Em seguida, os policiais entraram no imóvel e o desarmaram sem qualquer resistência.
A ação foi concluída com êxito e sem feridos. Tanto o homem quanto sua mãe receberam atendimento médico e psicológico imediatamente após o ocorrido.
Em sua justificativa, o vereador Maikon Minervino destacou a eficiência e o profissionalismo da guarnição, que conseguiu reverter a situação e, principalmente, garantir a segurança da vítima. “Na função de vereador e de jurista, entendo que foi uma grande ação, não apenas para a população de Patos e para os moradores do bairro do Jatobá, mas, principalmente, para essa mãe de família, que viu seu filho em uma situação delicada e percebeu que, através do diálogo, a Polícia Militar conseguiu solucionar o problema.”
Ver esta publicação no Instagram
A Câmara Municipal de Patos, por meio dos demais vereadores, aprovou a homenagem por unanimidade.