20°C 37°C
Patos, PB
Publicidade

Saúde apresenta relatório de gestão do 3º quadrimestre de 2024 durante Audiência Pública com indicadores e dados

Ao final da explanação, o secretário de saúde foi interpelado pelos vereadores presentes sobre algumas demandas da sociedade, a exemplo da distribuição de leitos e suplementos para pacientes com câncer.

Por: Jornal Patoense
21/03/2025 às 17h00
Saúde apresenta relatório de gestão do 3º quadrimestre de 2024 durante Audiência Pública com indicadores e dados

Durante Audiência Pública realizada na manhã desta sexta-feira (21) na Câmara Municipal de Patos-PB, a equipe da Secretaria de Saúde do município, comandada pelo secretário Leônidas Dias, apresentou, em cumprimento ao que determina à Lei Complementar nº 141, de 13 de janeiro de 2012, o Relatório de Gestão referente ao 3º quadrimestre de 2024 que compreende o período de setembro a dezembro. A audiência foi protocolada pela presidente da mesa diretora, vereadora Tide Eduardo (Republicanos). “Mais uma oportunidade em que os vereadores tiveram de acompanhar o detalhamento dos gastos e investimentos feitos ao longo desse período na área da saúde pela gestão”, relatou a parlamentar que conduziu os trabalhos.

Continua após a publicidade
Anúncio

Além da presidente Tide, estiveram presentes as vereadoras Lúcia de Chica Motta, Fátima Bocão (Republicanos), Brenna Nóbrega (PSB); os vereadores Maikon Minervino (PP), Marco Cesar (PSB), Rafael Policial e Junior Contigo (UB) Jonatas Kaiky, Ítalo Gomes e Décio Motos (Republicanos). Representantes de associações também acompanharam a divulgação do relatório, a exemplo do Grupo Amigas Viva a Vida, afora outros seguimentos da sociedade civil organizada.

Na tribuna, além dos indicadores, ações e serviços referentes à atenção primária, atenção especializada, regulação e vigilância em saúde foram apresentados pelo secretário Leônidas Dias, que também destacou projetos futuros, a exemplo da consulta pediátrica durante a gestação. “Foram mais de 127 milhões custeados na secretaria, desses, quase 40 milhões de recursos próprios; outros 20 milhões de recursos destinados através de emendas do deputado Hugo Motta, e hoje tivemos a oportunidade de mostrar onde efetivamente gasto e/ou investidos esse dinheiro”, explicou Dias durante entrevista concedida para a imprensa.

Continua após a publicidade
Anúncio

Sabatina

Ao final da explanação, o secretário de saúde foi interpelado pelos vereadores presentes sobre algumas demandas da sociedade, a exemplo da distribuição de leitos e suplementos para pacientes com câncer. “Esse setor faz um trabalho excelente, mas nós sabemos que os protocolos, que evidentemente precisam ser cumpridos, um deles, o parecer social que é emitido pelo CRAS, muitas vezes demora muito pelo fato de somente poder ser feito após visita à casa do paciente”, abordou Ítalo Gomes, sugerindo que o secretário disponibilize uma assistente social que possa agilizar esse serviço. Ítalo cobrou também o cumprimento da Lei 6.063/2023 que determina que a secretaria de saúde realize um cadastro das pessoas com Síndrome de Down.

Já o vereador Rafael Policial, comentou os números do Centro de Castração e Tratamento – CCT, que segundo ele, em que pese melhorias nesse setor, é preciso avançar ainda mais, no sentido de implementar um programa que possa retirar os animais das ruas. “De primeiro de janeiro até hoje, dia 21 de março, 269 pessoas foram atendidas no Hospital Regional de Patos vítimas de ataques de cães”, relatou o edil, cobrando mais empenho da secretaria.

Continua após a publicidade
Anúncio

O vereador Junior Contigo parabenizou o secretário pela implantação do atendimento noturno nas UBs da cidade. “As pessoas que não têm como buscar atendimento de consultas no turno do dia, agora estão tendo essa oportunidade no turno da noite. Isso beneficia homens e mulheres que trabalham”, pontuou o edil, aproveitando para questionar o secretário sobre a possiblidade de implantação de atividades de saúde no Mercado Público do bairro Jatobá.

Lúcia de Chica Motta, lembrou da época em que acompanhava pacientes com câncer para o Hospital Laureano, na capital, destacando avanças no setor com a construção do Hospital do Bem. Ela aproveitou para indagar o secretário sobre a disponibilidade do produto especial destinado para pessoas que se alimentam por sondas, pois, segunda ela, foi procurada por familiares de pacientes relatando que a falta desse alimento. Lúcia também questionou Dias sobre o programa pré-natal na Zona Rural. “Muitas grávidas se deslocam com dificuldades para fazer esse pré-natal aqui na Zona Urbana”, relatou a parlamentar.

O vereador Décio Motos, lamentou a ausência do público usuário do SUS que, segundo ele, perdeu a oportunidade de acompanhar uma prestação de contas exposto pelo secretário. Ele também aproveitou para cobrar Leônidas que exija dos servidores da pasta um atendimento humanizado. “Tenho recebido muitas reclamações de usuários insatisfeitos com alguns servidores que saem de suas casas com algum problema e que descarregam seus stress no usuário”, testemunhou o edil, cobrando providencias.

Por fim, a vereadora Fátima Bocão, indagou o gestor de saúde sobre o fluxo de atendimento do Hospital do Bem “agora através das unidades de saúde”, que segundo Dias, ainda não está bem delineada. “O Governo do Estado criou o programa Paraíba contra o Câncer, que será referência para todos os cânceres, responsável não somente pelo tratamento, como também pela investigação”, explicou.

CM

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Foto: Pabhlo Rhuan
Patos Há 8 horas

Tradição e Fé: Veja como estão as vendas de peixe durante a Semana Santa em Patos

As vendas, segundo os comerciantes, estão “razoáveis”. Embora ainda haja saída, a comparação com o ano passado mostra um cenário menos animador. “Eu acho que diminuiu um pouco em relação ao ano passado”, disse um feirante

Patos Há 1 dia

Durante sessão, Jonatas Kaiky destaca pavimentação da Rua Severino Soares, no bairro da Maternidade

Entre as vias contempladas, o vereador citou a Rua Severino Soares, localizada no bairro da Maternidade, e destacou que o colega vereador Josmá Oliveira (MDB) é morador da localidade beneficiada.

Patos Há 2 dias

STTRANS inicia cadastro de moradores do entorno do Terreiro do Forró para acesso durante o São João, na terça-feira 22 de abril

Para efetivar o cadastro, é necessário apresentar comprovante de residência, cópias do documento do veículo, RG ou CNH e caso a residência não possua garagem é necessária uma foto da fachada.

Foto: Jornal Patoense
Patos Há 2 dias

Avenida Lagoa dos Patos começa a ser asfaltada em Patos, PB; obra deve ser concluída até o fim de maio

Durante a live, Nabor destacou que, além da pavimentação, o projeto inclui a construção de calçadas, melhorias na iluminação pública e a implantação de uma praça com área de lazer para crianças.

Patos Há 2 dias

Populares ajudam ‘Maria da Carroça’ a comprar novo burro após crime em Patos

A história gerou comoção entre os moradores de Patos, que se organizaram para prestar apoio. Amigos, populares e empresários fizeram doações para que ela pudesse adquirir um novo animal.