A Controladoria-Geral da União (CGU), a Polícia Federal (PF) e o Ministério Público Federal (MPF) deram início, nesta quinta-feira (3), à segunda fase da Operação Outside, na Paraíba. A ação visa aprofundar as investigações sobre possíveis fraudes licitatórias e desvio de recursos federais destinados à execução de obras no estado.
As investigações tiveram início após levantamento de informações e análise documental sobre a contratação da empresa responsável pela execução da obra. Durante a primeira fase da Operação Outside, deflagrada em 12 de julho de 2024, a CGU e a PF realizaram fiscalizações que confirmaram os indícios preliminares.
Com base nos documentos coletados, os investigadores identificaram a participação de novos agentes nos fatos descobertos. A nova etapa busca aprofundar as apurações, especialmente no que tange a possíveis favorecimentos ilícitos por parte de agentes públicos.
O objetivo principal é reverter ao erário valores pagos indevidamente e responsabilizar os envolvidos. O contrato investigado, após aditivos, alcança a cifra de R$ 6.033.031,26.
Nesta segunda fase, estão sendo cumpridos quatro mandados de busca e apreensão expedidos pela 14ª Vara da Justiça Federal em Patos (PB), com participação de auditores da CGU e policiais federais.
Jornal Patoense