20°C 37°C
Patos, PB
Publicidade

Ex-árbitro é preso na Paraíba acusado de participar de esquema de manipulação na Série B

Operação Jogada Marcada foi deflagrada em seis estados na manhã desta quarta-feira. D'Guerro Xavier já estava afastado da arbitragem paraibana por causa de outro escândalo de corrupção

Por: Jornal Patoense
09/04/2025 às 12h04 Atualizada em 09/04/2025 às 17h14
 Ex-árbitro é preso na Paraíba acusado de participar de esquema de manipulação na Série B

A Polícia Civil de Goiás deflagrou, nesta quarta-feira (9), a Operação Jogada Marcada para desarticular um esquema de manipulação de resultados em partidas nacionais e internacionais. A ação teve apoio da Polícia Civil da Paraíba e resultou na prisão do ex-árbitro D'Guerro Batista Xavier, de 46 anos, em João Pessoa.

Continua após a publicidade
Anúncio

D'Guerro foi preso em casa, no bairro Funcionários II, durante o cumprimento de um mandado de prisão temporária e um mandado de busca e apreensão. Ele já havia sido afastado da arbitragem profissional após ser investigado na Operação Cartola, em 2018, que apurou fraudes no futebol paraibano. Mesmo fora dos quadros oficiais, o ex-árbitro ainda atuava em competições amadoras e mantinha contatos no meio esportivo.

A investigação é conduzida pela Delegacia Estadual de Investigações Criminais (DEIC), de Goiânia, e aponta a participação de D'Guerro em um grupo chamado Árbitros da Propina, suspeito de manipular resultados de partidas da Série B do Campeonato Brasileiro e do Campeonato Angolano. Segundo a polícia, as manipulações teriam beneficiado apostadores e envolvem transações bancárias com jogadores de diversos estados brasileiros e de clubes internacionais.

Continua após a publicidade
Anúncio

Ao todo, a operação cumpriu sete mandados de prisão temporária e nove mandados de busca e apreensão em seis estados: Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Paraíba e Pernambuco.

Em João Pessoa, policiais civis de Goiás acompanharam a ação no cumprimento dos mandados.

Continua após a publicidade
Anúncio

Em entrevista à TV Cabo Branco, afiliada da TV Globo na Paraíba, D'Guerro Xavier, afirmou que desconhece o motivo da prisão e negou participação nos crimes investigados. A Polícia Civil ainda não detalhou quais partidas teriam sido manipuladas nem os valores envolvidos nas negociações.

O ex-árbitro será interrogado e as informações colhidas serão enviadas à equipe de investigação em Goiás. D'Guerro Xavier deve permanecer preso por até cinco dias na Central de Polícia Civil de João Pessoa, prazo previsto para a prisão temporária. Caso surjam novos elementos na apuração, a polícia poderá solicitar a conversão da prisão para preventiva.

Por ge

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Patos Há 14 horas

Polícia Militar deflagra Operação Semana Santa 2025 no Sertão da Paraíba

Em entrevista ao jornalista Pabhlo Rhuan, o coronel Douglas Ferreira, comandante do Comando Regional de Policiamento II (CRP II), destacou a importância da ação.

Patos Há 1 dia

Polícia Civil inicia devolução de celulares roubados e furtados em Patos e cidades do Sertão da Paraíba

A ação faz parte da Operação Recupera, que visa localizar, apreender e devolver celulares aos seus legítimos proprietários. Desde o início da operação, centenas de aparelhos foram devolvidos em todo o estado da Paraíba, com o trabalho iniciado em Patos

Acidente Há 1 dia

Empresária da loja Rei das Capas, em Patos, Joyce Cavalcante, de 25 anos, morre em trágico acidente na BR-230, entre Condado e Saõ Bentinho

Foi realizado um trabalho de reanimação que durou mais de 40 minutos, porém, a vítima não apresentou sinais vitais e infelizmente faleceu ainda na ambulância, antes de ser levada para uma unidade hospitalar.

Policial Há 2 dias

PF faz operação contra furto eletrônico de mais de R$ 82 mil da Prefeitura de Desterro, na Paraíba

Investigação aponta que grupo invadiu contas do município e transferiu dinheiro para contas de terceiros; mandados foram cumpridos em bairros de São Paulo.

Polícia apreendeu drogas e simulacro de arma com suspeitos de envolvimento no assalto a supervisor do Sousa — Foto: Beto Silva/TV Paraíba
Policial Há 2 dias

Presos dois suspeitos de envolvimento em tentativa de assalto a supervisor do Sousa

De acordo com o delegado Paulo de Tarso, um dos presos é o suspeito de ter atirado contra o supervisor e o outro aparece encapuzado nas imagens do crime.